sábado, 4 de fevereiro de 2012

Os dias na UTI Neo Natal

As visitas na UTI eram as 9:30 da manhã e as 15:00 da tarde. Logo no 1° dia a visita atrasou e eu fiquei ali na porta da UTI esperando até as 10 e pouco da manhã. Era a 1° vez que eu ia ver minha filha, quando ia conhecer o seu rostinho, poder ver com quem ela se parecia...
Enfim liberaram a entrada, eu estava sozinha, o Lucas só ia chegar a tarde. Eu entrei, lavei as mãos e tive algumas intruções antes de vê-la.
Foi um choque quando a vi. Pequena, muito pequena... Ela tinha nascido com 1010kg  e não puderam medi-la. Eu só chorava, ela ainda estava com o cabelo um pouco sujinho... sim!! Ela tinha bastante cabelo.
Não sabia o que podia fazer.. só fiquei olhando e chorando. O médico então veio falar comigo e disse que eu podia tocá-la. Mas eu tinha medo, era muito pequena. Foi então que comecei chamá-la de Cristal.
Fui perdendo o medo e comecei passar minha mão sobre ela, nas mãozinhas e nos pézinhos.. que eram idênticos ao do Lucas. Ela estava entubada, e com uma venda nos olhinhos que parecia um óculos de sol. Também estava de touca. Fiquei ali até me falarem que tinha que ir embora, as visitas duravam apenas meia hora.
À tarde e Lucas foi comigo e ficamos ali olhando pra ela, não sei dizer tudo que eu sentia, queria poder pegar, beijar, abraçar, mas só podia por a mão... Eu sentia um pouco de dor ficando em pé muito tempo, mas quem me fazia sentar? Era ali do lado dela que eu queria ficar, nada ia me tirar dali, a não ser o tempo que sempre acabava.
Naquele dia, meu pai entrou pra conhecer ela, ele veio todo contente e orgulhoso me contar: Sabe onde eu estava?? Estava com a Gabi...
Os médicos deixaram ele entrar, pois ele iria embora na sexta de manhã, e demoraria pra voltar. Minha mãe me ajudou tomar banho, foi a 1° vez que ela me viu sem roupa depois de grande, e ela me deu muita força...
Eles foram embora e a noite recebi uma visita inesperada. A Geisa... o carinho dos amigos foi fundamental nesse período.
No outro dia, sexta de manhã fui vê-la de novo, já estava começando me acostumar com a situação, já chorava menos... Nesse dia tive alta e meu vô e o Lucas foram me buscar. Entramos para dar tchau para a Gabriela, no sábado eu não poderia ir vê-la, pois como coisa ruim nunca acontece sozinha, meu carro havia quebrado, e não tinha quem me levasse. Viemos então embora... Só Deus sabe o que é pra uma mãe ir embora de um hospital e deixar lá um filho. Uma sensação tão grande de perda, de incompetência, uma saudade da minha barriga que eu não sabia como explicar, como se eu não tivesse aproveitado tudo, sabe, sentia dó de mim, porque não tinha vivido toda minha gravidez, não tinha ficado com aquele tão sonhado barrigão, nem estava chegando em casa com minha filha.
Foi difícil demais chegar em casa, não queria ver nada da Gabriela, nem as roupinhas, nada, pedi pra minha mãe guardar tudo como se ela já tivesse morrido.
No sábado não pude ir pra lá, mas liguei e como sempre o quadro era estável, sem nenhuma intercorrência.
Vieram me ver aqui em casa minhas primas, a noite minha vó, minha tia, a Josi...
No domingo, cedinho fomos pra lá. O Lucas foi dirigindo sem carta e com o carro quebrado... Era aniversário da minha mãe e eu só lembrei quando estava já dentro da UTI... Nesse dia pude ver o rostinho dela, a médica tirou por alguns minutos aquele óculos... Ela estava coberta até o pescoço, pois como diziam as enfermeiras ela era espevitada e não parava... de vez em quando chegava até desconectar os tubos de tanto que se mexia... Na minha barriga ela também era incansável....
Na segunda feira, o tio Arthur foi levar a gente, meu carro não tinha mais condições de ir... O Lucas havia pego férias do trabalho por isso podia me acompanhar em tudo, sempre com muita paciência comigo, porque eu tinha que andar devagar, sempre cuidando e me dando muita força.
A Gabriela continuava perder peso, mas já tinha passado as 72 horas mais críticas... Eu já estava bem mais confiante. Nesse dia ela tinha sido promovida para a encubadora, e estavam tentando tirar ela do respirador, aquilo foi animador...
Terça feira nós fomos com a Grá. Chegamos lá e ela não estava mais entubada, estava só com a sonda de alimentação, e com o CPAP no nariz. Foi um alívio ver ela sem aquele tubo horrível na boquinha... e que boquinha mais linda.
Na quarta feira minha mãe pode ir junto, pra conhecer nossa boneca. Ela estava sem os tubos e sem o CPAP, estava só com aquele capacete que mandava oxigênio, mas estava respirando completamente sozinha. Ela estava pesando 895g. Reparei que ela estava cansadinha e pedi pra que voltassem ela pro respirador, pra quê ficar forçando? Ela não iria sair dali tão rápido, então tinha muito tempo pra ela aprender respirar sozinha, o que eu não suportava era a idéia de saber que ela estava passando dor. O narizinho dela estava bem machucado por causa do CPAP, então voltaram pro respirador mesmo.
Na quinta feira uma ótima notícia, ela tinha começado ganhar peso. Estava pesando 910g. Foi uma comemoração geral quando souberam. Todos ficaram muito felizes, meu pai então nem se fala. Minha mãe comemorou muito também...A gente mexia nos pézinhos dela e ela se esticava toda, ameaçava rir, e fazia cara de choro às vezes.
Na sexta feira meu vô nos levou e minha mãe foi embora... nos demos tão bem nesses dias que não queria que ela tivesse ido. O médico disse que a Gabriela tinha dado meio passinho pra trás, pois tinham parado com a dieta por causa de um resíduo que estava saindo do estômago dela. Mesmo assim ela tinha ganhado mais 10 g e estava pesando 920g.
Enfim meu carro ficou pronto e no sábado pudemos ir com mais tempo, queríamos comprar umas coisinhas pra ela, ela precisava de tuuudo RN. Visitamos nossa princesa, que estava pesando 930g e fomos as compras... Não achamos muita coisa, praticamente não fabricam roupas pra prematuros...
No domingo depois do almoço lá estávamos nós de novo. Mãe e Pai de UTI... Nossa princesa estava a todo vapor... Mais 15 gramas e no total já era 945g.
Na segunda feira ela ganhou apenas 5g, mas ganhou... Isso nos bastava. 950g.
Terça feira, um dia especial. Minha boneca tinha engordado 70g. Já havia recuperado o peso que nasceu. Estava com 1020kg. Eu não via a hora de chegar o outro dia pra saber como ela ia estar e quanto ela tinha engordado.
Na quarta feira, nós levamos a câmera e tiramos fotos dela, ela tinha perdido 10g, mas ainda assim, estava com 1010kg. Ficamos mais de uma hora lá dentro.. Vou postar as fotos dela com 15 dias, tiradas dia 12/10/2011, dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida.






Na quinta feira, fomos ver a Gabi de manhã, pois na sexta o Lucas voltaria trabalhar, então ela tinha ganhado mais 40g hoje. Estava pesando 1050kg. Na parte da tarde liguei e estava tudo bem.
Sexta feira tive uma péssima notícia. Liguei de manhã e o médico me disse que ela tinha tido uma piora, havia ganhado 30g, estava pesando 1080g, mas estava saindo muito liquido do estômago e os exames diziam que a infecção estava séria.
À tarde fui pra Araraquara sozinha, na esperança de ser algo passageiro. Bebês prematuros são assim, num dia estão bem, no outro mal e logo já se recuperam. É tudo muito rápido. Fui acreditando nisso. Ao entrar na UTI, lembro das palavras da Dra Rosana: Mãezinha, hoje seu bebê me preocupou muito! Eu já comecei chorar... Aquele dia ela me disse pra estar preparada pra tudo, pois tudo podia acontecer dali pra frente. Eles já não tinham mais como prever nada, e a situação dela era muito delicada. A infecção não queria ceder e o que podia ser feito, já estavam fazendo.
Nesses dias de UTI fiz amizade com a mãe de outro bebê que estava lá, na mesma situação que a Gabriela. Uma amizade muito importante pra mim, a Aline, e que na verdade foi uma surpresa, até hoje ela é uma das poucas que ainda liga pra saber como eu estou.
Vim embora desesperada, não lembro de como cheguei, do caminho que fiz, só lembro que pedi pro meu pai ligar pra minha médica pra que ela ligasse no hospital pra saber qual era a verdade sobre minha Gabriela. Feito isso, tive a certeza de que realmente a situação era muito grave mesmo.

Um comentário:

  1. Mesmo sabendo que isso aconteceu a um tempo estou extremamente emocionada e chorando demais com tudo que eu estou lendo, não sou mamãe ainda mas imagino a sua dor e o meu coração doí só de pensar... Seu anjinho esta no céu e ela sabe que você fez tudo o que podia pra que ela ficasse ao seu lado, mas Deus sabe oque faz e se ele quis assim é por que foi melhor... Agora vc tem um meninão lindo e que com certeza vai te dar muitas e muitas alegrias... Que Deus abençoe sua família hoje e sempre

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar... Obrigada pela força sempre!!!